Influenciadora morre após comer "caranguejo-do-diabo"
Emma Amir, 51 anos, fez imagens preparando e provando frutos do mar
A influenciadora de gastronomia Emma Amit, de 51 anos, morreu após comer caranguejos venenosos nas Filipinas, na última sexta-feira (6), mas o caso repercutiu na imprensa internacional nesta quinta-feira (12).
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram Emma e amigos coletando mariscos e caranguejos em um manguezal perto da casa dela, na cidade de Puerto Princesa, no dia 4 de fevereiro, dois dias antes de sua morte. Assista:
Segundo o jornal The Philippine Star, Emma passou mal depois de consumir o chamado “caranguejo-do-diabo” durante a gravação de um vídeo que seria publicado nas redes sociais.
No vídeo, ela aparece provando um caramujo do mar enquanto cozinhava frutos do mar em uma panela com leite de coco.
De acordo com The New York Post, os vizinhos relataram que Emma estava convulsionando enquanto era levada para uma clínica local.
Devido à piora no seu estado clínico, ela foi transferida para um hospital, inconsciente e com os lábios escurecidos, mas, apesar do atendimento, não resistiu. A influenciadora morreu no último dia 6, apenas dois dias após ter ingerido o chamado caranguejo-do diabo.
Publicidade
As autoridades identificaram no lixo da influenciadora as carapaças dos caranguejos.
O que é o "caranguejo-do-diabo" e os riscos
O caranguejo do diabo é um crustáceo da espécie Zosimus aeneus, que também é conhecido como caranguejo tóxico do recife ou pelo nome em inglês “devil crab”.
A espécie não existe no Brasil.
O caranguejo-do-diabo é particularmente perigoso para seres humanos por conter neurotoxinas potentes em sua carne, que incluem a tetrodotoxina (TTX) e a saxitoxina (STX).
Embora nem todos os contatos com o Zosimus aeneus sejam fatais, a letalidade é elevada, mesmo em doses pequenas: segundo autoridades das Filipinas , que emitiram um alerta pedindo cuidado da população diante do animal, até 50% os casos registrados no país acabam em mortes.
Comentários
Postar um comentário