Ano Letivo da Rede Municipal de Natal começa com atendimento de mais de 50 mil estudantes


 Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Ano Letivo de 2026 com a recepção de mais de 50 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. O evento de abertura aconteceu nesta segunda-feira (9), na Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo, localizada no Conjunto Pirangi, bairro Neópolis, na zona Sul da capital. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra, do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, dos secretários adjuntos Naire Capistrano (Gestão Pedagógica) e Lucas Bento da Silva (Administração Geral), além da equipe pedagógica da SME.

A vice-prefeita Joanna Guerra destacou a importância do início do ano letivo para o futuro das crianças e adolescentes de Natal. “Começamos o ano letivo com a entrega da reforma da E. M. Prof. Antônio Severiano e, ao mesmo tempo, iniciamos um amplo diálogo com a comunidade escolar, pais, estudantes e gestores, conversando sobre o ano letivo que se inicia em 2026 com o município entregando obras. A gestão do prefeito Paulinho Freire vem fortalecendo as unidades de ensino, modernizando, climatizando, promovendo acessibilidade e trabalhando a inclusão junto às famílias atípicas. Estamos cada vez mais melhorando a merenda escolar e vamos entregar o fardamento, ressaltando a importância que a Educação tem para a cidade de Natal e para a transformação dos estudantes, proporcionando um caminho de aprendizado e crescimento para todos”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, ressaltou que a Prefeitura do Natal dá início ao Ano Letivo de 2026 com uma agenda marcada por avanços, investimentos estruturantes e políticas públicas voltadas à ampliação do acesso, à valorização dos profissionais da educação e à melhoria da qualidade do ensino ofertado aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Estamos iniciando com 50 mil estudantes nas salas de aula. Mais um ano de conquistas e realizações, em que mantivemos a Fila Zero, sem demanda reprimida e sorteio de vagas. Iniciamos com a Jornada de Educação (Jenat) e vimos o entusiasmo dos professores e gestores da Rede, que, nesta última semana, realizaram seus Planejamentos Pedagógicos Coletivos (PPC), somando aos nossos investimentos em livros didáticos, laboratórios de Ciências, Matemática, Robótica e Informática. Além dos 710 professores efetivos aprovados no último concurso, também chamaremos mais 300 professores e 274 professores temporários, totalizando 1.284 docentes que irão fortalecer a Rede em 2026”, ressaltou Fernandes.

O secretário também comentou sobre a infraestrutura das unidades de ensino. “Destaco que 84% de toda a nossa Rede recebeu manutenção, reformas e pequenas obras. Além disso, a atual gestão assinou a ordem de serviço de sete CMEIs e iniciamos as obras, além da construção da nova escola do Guarapes. Até o final deste ano, vamos entregar oito novas unidades de ensino”, complementou.

A Rede Municipal de Ensino de Natal é composta por 74 Centros Municipais de Educação Infantil e 73 Escolas de Ensino Fundamental, somando 147 unidades de ensino. O público atendido na Educação Infantil inclui 6.313 crianças na etapa creche, 8.742 na pré-escola e 32.892 no Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue com 2.166 matriculados. Os números foram contabilizados pelo sistema e-Cidade na manhã desta segunda-feira (9).

Na manhã deste primeiro dia de aula, professores, gestores e funcionários da Escola Municipal Prof. Antônio Severiano de Araújo acolheram os 188 estudantes do turno matutino. Pais e responsáveis também foram recebidos pela equipe da escola. Ao todo, a unidade vai atender 376 alunos, distribuídos em nove salas de aula e 16 turmas. A escola funciona do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e possui, em seu quadro de pessoal, 43 professores, 13 estagiários e 14 funcionários. A unidade localizada em Neópolis passou recentemente por uma obra de reforma, ampliação e acessibilidade nas instalações físicas.

O diretor pedagógico da unidade, Helano Miranda, compartilhou a expectativa para o ano letivo. “Mais uma jornada educacional a ser cumprida. O ano de 2025 foi um período de muitas conquistas e objetivos alcançados, com resultados expressivos e aprovação no IFRN e na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), além de alcançarmos 100% de fluência em leitura do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Para 2026, tivemos um aumento de 24% no número de estudantes matriculados, principalmente após a obra de reforma e acessibilidade. A escola é um espaço de acolhimento e de construção de saberes, e estamos preparados para oferecer todo o suporte necessário para que todos se sintam motivados a aprender e a crescer”, afirmou o diretor.

Quem também demonstrou satisfação com o momento foi a mãe dos gêmeos Ítalo Lins de Melo e Heitor Manoel Lins de Melo, de 11 anos, Ana Cláudia Lins de Melo, que acredita que cada novo ano representa uma oportunidade para o desenvolvimento dos filhos. “As aulas são importantes para os meus filhos desenvolverem suas habilidades e conhecimentos. Estamos felizes com o início das aulas e também com a reforma da escola. Meu filho é cadeirante, e a obra de acessibilidade é muito importante para a sua locomoção dentro da escola”, declarou.

Já Ítalo Lins, estudante do 6º ano, também demonstrou entusiasmo com o retorno às aulas e a entrega da reforma da unidade de ensino. “Estou feliz de voltar para a escola. Quero conhecer novos amigos e a minha nova professora. Este ano vai ser bem legal”, contou. Ele complementou: “Quanto à reforma, gostei bastante. Vou poder brincar e circular sem precisar de ajuda”.

Comentários